segunda-feira, 30 de março de 2009

Inquérito sobre as novas tecnologias

No módulo de STC5 foi-nos proposto fazer um inquérito acerca da utilização das novas Tecnologias da Informação e Comunicação à população de Ovar. Este inquérito foi aplicado a indivíduos com idades compreendidas entre os 10 e os 90 anos.
Em relação ao uso do GPS em Ovar, verifica-se que a maioria dos inquiridos não o utiliza, não havendo grande diferenciação no que se refere ao género.

Quanto à televisão, todos os inquiridos possuem televisão, sendo que, 74,6% possuem mais do que os quatro canais generalistas. Relativamente ao género, mesmo sendo por uma pequena margem é o sexo masculino que assiste mais televisão.
O computador é, neste momento, um instrumento bastante utilizado quer seja no trabalho, lazer ou ambos. Verifica-se uma maior utilização pelos indivíduos do sexo masculino e que começa já desde o primeiro ciclo escolar.
A maioria dos inquiridos utiliza a internet diariamente (cerca de 70%) no trabalho ou por entretenimento. À semelhança do computador e da televisão, são os indivíduos do sexo masculino quem mais a usa.
73,8% dos inquiridos ouve rádio, sendo a RFM, com 43,8%, a mais ouvida, passando à frente de rádios como a Antena 1, Antena 3, Rádio Cidade FM, entre outras.
O telemóvel é um objecto hoje em dia indispensável. Apenas 9.9% dos inquiridos não possui telemóvel. O escalão etário com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos é quem possui em maior número e a faixa etária com idades compreendidas entre os 80 e os 90 anos os que menos possuem.
A maioria dos inquiridos utiliza o telemóvel para efectuar/receber chamadas, sendo a faixa etária dos 60 aos 70 anos e dos 80 aos 90 os que mais o fazem. Das pessoas inquiridas 85,8% tem conhecimento acerca das radiações e apenas 14,2% não tem.
Acerca do telefone fixo observei que 59,6% possui telefone fixo, enquanto 40,4% não tem. Há um elevado número de pessoas que não possui telefone fixo. Tanto a nível nacional como em Ovar houve um decréscimo na posse de telefone fixo.

A conclusão que tirei deste inquérito é que a maioria dos inquiridos utiliza as novas tecnologias, sendo os indivíduos do sexo masculino quem apresenta uma maior percentagem na sua utilização. As novas tecnologias vieram para ficar e começa já desde idades como os 10 anos. Antigamente chamava-se analfabeto a quem não soubesse ler e agora analfabeto é quem não utiliza as novas tecnologias.

Sem comentários: